A indústria do transporte de mercadorias e coletivo de passageiros estão fortemente empenhadas em conhecer quais são as necessidades da sociedade assim como o que a população deseja. Deste modo, o investimento e desenvolvimento em novas tecnologias poderão servir como resposta a essas necessidades.

Segundo os estudos do setor, podemos começar por realçar que o grande objetivo desta indústria será fornecer melhores serviços de transporte, mais do que optar por alternativas de transporte. A dependência do petróleo, a geração e controlo de emissão de CO2, assim como a tributação dos combustíveis são aspetos a ter em consideração para que possa existir um melhor serviço nos transportes. Como solução a curto-prazo deveremos então reduzir o consumo de petróleo e desenvolver estratégias para diminuir o consumo e a emissão de CO2 nas atividades de transporte.

Principais aspectos

Entre os principais aspetos a desenvolver no setor destacam:

  • Sistemas de Gestão e Monitorização de Frotas;
  • Otimização dos sistemas de combustão/propulsão;
  • Redesenho de veículos pesados e melhorar a sua aerodinâmica;
  • Implementação de programas de eco-driving;
  • Desenvolvimento de recuperação da energia de travagem

Segundo estes estudos, estas medidas levam a uma poupança de combustível entre 20% a 40%.

Outro fator que responde ao desafio da sustentabilidade é a utilização conveniente dos transportes de mercadorias e coletivos de passageiros. Neste caso, a investigação e o desenvolvimento são cruciais assim como a colaboração com entidades públicas e privadas.

Conclusão

Para alcançar este objetivo, é necessário o uso de Sistemas de Gestão e Monitorização de Frotas, para que, através da partilha de dados de todos os utilizadores a informação possa ser partilhada por todos. Sendo assim, será benéfico não só para as operações de transportes como também para o governo (melhorando a segurança das estradas e diminuindo a poluição), que podem ajustar as suas operações em curso, em função das informações que chegam em tempo real.

As soluções da Tecmic apoiam a implementação destas mudanças.

Pergunte-nos como! CONTACTE-NOS