Serviços com rotas predefinidas

A gestão da frota é uma atividade na qual podem estar envolvidas várias pessoas de diferentes departamentos dentro da mesma empresa ou entidade. Essas pessoas podem estar interessadas nos sistemas de gestão da frota para atingir diferentes objetivos.

Existem empresas que realizam serviços períodicos e organizam a sua atividade em rotas predefinidas. Nestas empresas gerir a frota também é um desafio para vários departamentos da empresa.

Gestão administrativa da frota

O departamento administrativo procura aplicações que lhe permitam diminuir o tempo despendido na verificação das despesas associadas a cada veículo, como portagens, combustíveis ou despesas de manutenção. Os seus profissionais têm a árdua tarefa de verificar se houve desvios ou erros nas despesas apresentadas dos abastecimentos, portagens e garantir o cumprimento dos contratos de leasing e as formalidades administrativas como o pagamento do seguro, as inspeções obrigatórias e a manutenção atempada dos veículos.

Gestão operacional da frota

Enquanto os departamentos administrativos estão mais preocupados nas despesas da frota, o foco dos operacionais está em atender aos clientes, entregar os produtos ou realizar os serviços a tempo e horas no local combinado.

No caso específico dos serviços realizados de forma regular em rotas ou circuitos pré-definidos, o gestor da frota deve atribuir cada rota a um colaborador/veículo e monitorizar a execução e cumprimento dos compromissos acordados.

Em caso de reclamação do cliente por atraso, pode analisar o local onde se encontra o veículo e informar a hora prevista de chegada ao local.

Se o mesmo circuito é realizado por várias equipas, poderá comparar as métricas de execução do circuito, como os quilómetros percorridos, tempos de chegada ao local, atrasos verificados e propor melhorias na execução dos circuitos por parte de determinadas equipas.

Outra vantagem da criação de rotas ou circuitos recorrentes acontece quando aparece um serviço de repente. O operador poderá inserir o mesmo dentro de um circuito já existente e enviar para a equipa que está a realizar esses circuitos, ajustando os tempos de execução nos diferentes locais.

A gestão de frotas que realizam rotas recorrentes é muito utilizada em empresas de distribuição farmacêutica, de produtos do canal Horeca, de recolha de resíduos, entre outros.

Conclusão

A importância de poder gerir na mesma aplicação os custos da frota com a gestão dos serviços é enorme já que consegue atender as necessidades dos vários intervenientes em vários departamentos da organização: administrativo, operacional, recursos humanos, logístico, etc.