Na atualidade e face às exigências do mercado e em particular dos clientes, o transporte das mercadorias em frio (seja positivo ou negativo) é um tema sensível e que se reveste de importância crucial, uma vez que deve ser garantido que o produto perecível foi transportado dentro dos padrões legais de conservação e transporte e sem interrupção na cadeia logística.

É evidente que é necessário dotar aos gestores de sistemas de alerta em tempo real quando existem situações que põem em perigo o cumprimento das condições de temperatura durante o transporte e é aqui que os dispositivos de medição da temperatura associados ao equipamento de gestão de frotas podem contribuir para gerir de forma inteligente a medição a realizar nas diferentes zonas do trailer, assim como as comunicações necessárias para garantir que as informações são enviadas no momento preciso.

Analisemos como funcionam os sensores de temperatura conectados ao sistema inteligente de localização GPS e gestão de frotas e quais as vantagens para as empresas.

Funcionalidades e benefícios do controlo remoto do transporte refrigerado

Os prejuízos relacionados com a perda da carga transportada para as empresas de transporte são avultados. Além da perda de bens, e possivelmente implicações nos prémios de seguros, a perda de confiança do cliente pode ser algo difícil de recuperar.

Além disso, Segundo a Associação europeia de logística e armazenagem em frio ECSLA (European Cold Storage and Logistics Association) 60% dos produtos de alimentação devem ser refrigerados.

Segundo esta entidade, os camiões refrigerados apresentam muitos formatos e tamanhos diferentes, desde semi-reboques capazes de transportar de 26 a 33 paletes ISO totalmente empilhados em veículos menores especialmente adaptados por um fabricante de carros ou vans padrão, às vezes em conjunto com um fabricante terceirizado de carrocerias que faz um compartimento isolado para ser montado no chassis do veículo. Veículos com múltiplas temperaturas e compartimentos e seus sistemas de refrigeração estão tornando-se cada vez mais comuns. Na maioria dos países desenvolvidos, esses veículos estão sujeitos aos regulamentos “ATP” (ONU, 20155) que exigem desempenho mínimo de isolamento e taxas de extração de calor para garantir a integridade da cadeia de frio.

Pensados para poder ser utilizados em qualquer um destes tipos de veículos, os sensores de temperatura são instalados dentro dos compartimentos e conectados ao computador de bordo do sistema de localização GPS e gestão de frota. Na instalação, é conveniente também instalar os sensores de porta aberta, que irão permitir associar as variações de temperatura aos momentos em que as portas permaneceram abertas, controlando também os locais e tempos de abertura.

Os dispositivos de gestão de frota recebem a parametrização do intervalo de temperaturas que deve ser considerado “normal” enviando um alarme ao gestor quando a temperatura medida estiver fora desse intervalo.

Na plataforma de gestão de frotas é possível ver a localização dos alarmes e enviar uma mensagem imediatamente ao condutor para que corrija qualquer anomalia e consiga salvar a carga.

Apresentamos de seguida algumas das principais capacidades do sistema de monitorização do transporte em frio e a forma como estas podem ajudar a sua empresa:

  • Temperatura em tempo real – As soluções de GPS para gestão de frotas, que incluem os dispositivos de medição da temperatura, permitem-lhe ver a temperatura medida dentro do veículo da sua frota. Tal contribui para reduzir o risco as perdas financeiras associadas ao transporte de mercadoria fora da temperatura definida. Além disso, a monitorização da localização da temperatura ajuda-o também a controlar o processo de transporte em frio em todo momento, na medida em que esses dados podem ser fornecidos de forma rápida e precisa às autoridades responsáveis pela aplicação da lei assim como aos clientes.
  • Várias zonas de leitura – No caso de existir várias zonas de temperatura dentro do mesmo veículo, no momento da instalação serão situados no local mais apropriado os diferentes sensores de temperatura, o que lhe permite garantir que a carga é transportada em condições ideais.
  • Relatórios de temperatura segundo as suas necessidades– segundo a finalidade de report pretendida, tem disponíveis relatórios de temperatura por rota, cliente ou ponto de entrega, sendo possível escolher uma destas entidades e um período temporal e consultar as temperaturas registadas. Desta forma pode responder com maior exatidão perante suspeitas de temperaturas fora dos intervalos num determinado local, rota ou cliente.
  • Relação entre a temperatura e a abertura das portas – Com um sistema GPS de gestão de frotas com controlo da temperatura da carga não só beneficia de uma localização de veículos fiável, como também dos alertas de segurança capazes de registar, por exemplo, o momento em que a porta do trailer é aberta. Em caso de registo das temperaturas fora dos intervalos de transporte permitidos, pode consultar se a porta está aberta e avisar ao condutor.